• Produto sem imagem...
  • Produto sem imagem...
Código: 14

Óleo Essencial Hortelã-pimenta (Mentha piperita) - 10ml

(3) Avaliações

por R$ 50,00



CONHEÇA O PRODUTO

DESCRIÇÃO

O Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta é extraído da planta Mentha piperita. O nome piperita vem do latim, piperatum, e significa "mistura apimentada", por causa da sensação picante que ela produz.

Na época de Jesus Cristo, a Hortelã tinha alto valor comercial e era usada como pagamento de impostos. Já na Grécia e Roma era costume coroar-se em festins.

As qualidades do óleo são muito amplas. Útil para pele e couro cabeludo, proporcionando um efeito refrescante. Usado também como aromatizante bucal.

No banho, revigora e refresca o corpo, ajudando a aliviar o calor no verão. Em massagens ou escalda-pés, ajuda no alívio do cansaço e renova as energias.

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

A hortelã-pimenta é nativa da Europa, porém hoje é difundida pelo restante do mundo. É uma planta herbácea, podendo chegar até 90cm de altura, e crescer em qualquer lugar, apesar de preferir os locais úmidos e sombreados. O óleo de hortelã-pimenta possui grande quantidade de mentol, aproximadamente 40%. Este composto tem sido usado para diferentes fins em diversos produtos.

A planta só foi distinguida de outros tipos de menta no século XVII. Conta-se que os gregos e os romanos se coroavam com Hortelã-pimenta em seus festins, e que ele era usado para aromatizar tanto os seus molhos como os seus vinhos. Foi usado, junto com outras mentas, pelos antigos médicos gregos, e há certa evidência de que chegou a ser cultivado pelos egípcios. É cultivado em muitas partes o mundo, inclusive a Itália, EUA, Japão e Inglaterra.

O Hortelã-pimenta foi a ninfa Mentha, que Plutão achou muito atraente. Perséfone, sua ciumenta mulher, perseguiu Mentha e a enfiou ferozmente no chão! Então, Plutão transformou Mentha numa deliciosa erva. O óleo de Hortelã-pimenta não precisa de descrição, pois seu sabor e odor refrescante são familiares para todos. Não é fácil isolar as qualidades essenciais deste óleo, pois sua ação é bastante ampla; isto é confirmado por seu sabor, uma combinação de doce, amargo e azedo. Sua qualidade mais óbvia ao paladar ou quando aplicado sobre a pele é a ação refrescante; contudo, tem sido descrito como quente e secante. Na verdade, o efeito aquecedor do Hortelã-pimenta é a reação do corpo a um estímulo frio, e nisto se assemelha muito à cânfora. O mentol é seu principal ingrediente, e é responsável pela maior parte de sua ação terapêutica. Pode ser usado contra vermelhidão da pele devido à inflamação ou acne; refresca estreitando os capilares, e é um tônico bastante refrescante. Faz um óleo de banho bem revigorante e refrescante, ajudando a aliviar o corpo no verão. É repelente de ratos e mosquitos.

Precauções

Deve ser evitado na gravidez e lactância, e em crianças menores de 2 anos.

Avaliações
(3) Avaliação(s)Avaliar Produto
veronica soares de barros
06/08/2020 14:00:39

fantastico

Maria Luiza Ribeiro Parreira
04/11/2020 23:35:49

estupendo!!!! Um dos meus preferidos e dos meus clientes também.

cintia pliszka
05/04/2021 19:37:55

apenas inalando já tem efeito muito rápido para obstrução nasal, enjôo e dor de cabeça.

AVALIAR PRODUTO

Avaliação do Produto